13 de dez. de 2011

Cresce o número de mulheres em profissões consideradas masculinas

Uma matéria da revista Você/SA deste mês traz alguns números no mínimo interessantes.



A coluna “Agora” da referida revista mensal, cita que as mulheres ocupam hoje um espaço cada vez maior nas profissões consideradas essencialmente masculinas.



Em um gráfico que faz um comparativo referindo-se aos anos de 1989 a 2009 cita que, por exemplo, na mecânica as mulheres subiram de 0,2 para 0,9 pontos, nos casos de mulheres policias subiram de 7,0 para 9,5, mas os maiores crescimentos ficaram com os setores de Advocacia de 29,4 para 42,3, Médicas de29,6 para 40,4 e Administradoras de 30,8 para 36,0, as informações citam como fonte o Pnad 1989 e Pnad 2009 do IBGE. É uma mudança significativa nas últimas duas décadas.



Outros dados interessantes citam que no Brasil 45% da população economicamente ativa é feminina, 15% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres e 60% das nossas brasileiras maiores de 16 anos já estão no mercado de trabalho.



No mundo as mulheres já são 43% da força de trabalho, 25% das executivas ainda recebem menos que os homens, 20 trilhões de dólares é o que elas consomem por ano e noventa milhões de mulheres devem entrar no mercado de trabalho até o ano de 2013. (fontes: ONU, OIT, Ministério do Trabalho).



Analisando a matéria publicada na coluna da revista, nos faz recordar aquela máxima que diz “o mundo é das mulheres” que hoje ocupam espaços nunca imaginados pelos homens.



Uma informação importante de se acrescentar é que nas usinas sucroalcooleiras elas já são maioria na operação das máquinas cortadoras de cana, que requer maior cuidado e maior atenção, o que as mulheres têm de sobra, bem como em outros setores que requerem inclusive a tão falada força masculina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de escrever seu comentário, Atenção! Este Blog não publicará comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade! O seu IP esta sendo gravado e poderá ser identificado se necessário