21 de out. de 2011

Bombeiros enfrentam dificuldades com ocorrências corriqueiras

Um dos andarilhos repousa embaixo da figueira Um dos andarilhos repousa embaixo da figueira

O Corpo de Bombeiros de Maracaju tem desempenhado um papel extremamente importante para a população do município, mesmo quando é prejudicado por ocorrências de pequeno porte que não seria um serviço para os homens da água e do fogo.
Conversando com algumas pessoas que trabalham próximas da figueira na entrada de Maracaju, fomos informados sobre algumas ocorrências que preocuparam os cidadãos de nossa cidade.
O Corpo de Bombeiros teve que ser acionado para atender um senhor de cerca de 50 anos que pelas informações é um andarilho que dorme o dia todo embaixo da figueira acompanhado de outros companheiros na mesma situação.
Até aí tudo bem, o que acontece é que no mesmo dia a guarnição foi acionada duas vezes para fazer o mesmo atendimento, já que, ao chegar no hospital são feitas apenas alguns procedimentos e o dito andarilho é liberado e volta para a figueira, e segundo nossa fonte, o mesmo esta obrando sangue. As pessoas daquela região ligam para o hospital, ou até mesmo para a Assistência do município, os mesmos encaminham para que o Corpo de Bombeiro faça o atendimento.
Para Sérgio que trabalha próximo a figueira “este serviço seria para uma ambulância, porque o Corpo de Bombeiros é para atender casos de maior gravidade”. Segundo ele “E se no momento que a equipe do Corpo de Bombeiros estiver atendendo um caso corriqueiro como esse, entrar um acidente de maior gravidade, como ficaria? Se tem ambulância é pra ser usada” enfatiza Sérgio.
Nesse caso, se esta pessoa estiver com alguma doença mais grave deveria ficar internada para um atendimento mais elaborado, ou até mesmo, entrar em contato com a família para que seja encaminhado para sua casa ou cidade de origem.
Conversando com alguns soldados do Corpo de Bombeiros observamos que os mesmos fazem o atendimento, mas em alguns casos fica mais difícil, como por exemplo, pessoas em sã consciência de postos de saúde para o hospital, embriagados que podem ser levados por terceiros, dentre outras que ocupam um tempo precioso que poderia estar a serviço de outros casos mais graves. Com o crescente número de acidentes em Maracaju, e o número reduzido de militares, fica cada vez mais difícil atender ocorrências que poderiam por exemplo ser atendidas por uma ambulância da Sociedade Beneficente.

Osmar Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de escrever seu comentário, Atenção! Este Blog não publicará comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade! O seu IP esta sendo gravado e poderá ser identificado se necessário